sábado, 15 de julho de 2017

TEMPERO DE FEIJÃO


No dia a dia aqui de casa também tem arroz e feijão, mas um tanto diferente.

Acostumada com minhas comidinhas nem tinha botado reparo no sabor do meu feijão. Até começar a perceber que muitos amigos adoravam me acompanhar na cozinha e enquanto eu seguia mexendo as panelas eles se punham a provar um bocadinho do caldinho do feijão.

Porém meu maior deleite é quando Mariana entra na cozinha, enche uma canequinha, puxa um banquinho e fica ali com os olhos apertadinhos e entre uma colherada e outra geme em silêncio. Confesso que adoro sua visita, paro tudo só para apreciar suas feições se deliciando com um simples feijãozinho. 

E hoje vou contar para você o que é que tem no meu feijão que faz dele tão especial.

Tempero para feijão
Ingredientes
1/2 colher de café de cominho em grão
1/2 colher de café de semente de coentro
1/2 colher de café de feno grego em pó
1 colher de café de pimenta da jamaica em grão

Modo de fazer
Leve uma frigideira ao fogo médio com o cominho em grão, até começarem a saltitar, cuidando para que não queimem.
Retire do fogo e coloque no almofariz.
Agora leve a frigideira ao fogo médio com as sementes de coentro, até incharem, cuidando para que não queimem.
Retire do fogo e coloque no almofariz.
Repita o mesmo processo com a pimenta da jamaica.
Com o pilão transforme as especiarias em pó.
Acrescente o feno grego à mistura de especiarias.

Eu ponho uma colher de sopa da misturinha de especiarias na frigideira, rego com um tanto de azeite e levo ao fogo para saborizar o azeite. 

Depois de um minutinho ponho uma concha de feijão cozido com louro fresco e deixo integrar os sabores mexendo e amassando alguns grãozinhos. 

Então volto para a panela, coloco sal e deixo no fogo baixo por uns vinte minutinhos pro sabor ir apurando. No finalzinho acrescento um tanto de salsinha picadinha, ou coentro, depende de quem vem naquele dia, afinal nem todos gostam dessa folhinha.

Se é bom? Tem que provar pra saber.

Beijo doce

Anah Locoselli


Nenhum comentário:

Postar um comentário