segunda-feira, 31 de julho de 2017

ERVA DOCE, PARA SE APAIXONAR POR INTEIRO


Na feira orgânica você encontra a erva doce cheinha de folhas, o que nem sempre acontece nos mercados, onde dispensam a folhagem embalando só o bulbo. Ai muita gente fica achando que as folhas não servem para nada e acabam por jogá-las fora.

Vou contar para você o que faço com estas folhas. 

Sábado fui à feira orgânica do Ibirapuera e trouxe um tanto de erva doce para casa. Cortei os talos, lavei e usei uma parte para fazer um chá perfumado e o restante armazenei na geladeira.

Você sabia que as folhas da erva doce servem para fazer um delicioso chá? 

Pois sim, é só ferver a água e então desligar o fogo, acrescentar as folhas, abafar e aguardar cinco minutinhos. Ai é só coar e apreciar.

Ao provar esse chá vai sentir um sabor um tanto diferente daqueles de saquinho. Incrivelmente acolhedor, vem cheio de frescor, natural. Muito bom para auxiliar a digestão, diminuir os gases, evitar a retenção de líquidos.

As crianças costumam gostar muito deste chá, que também pode ser servido gelado.

É uma boa opção para compor o lanche da escola, substituindo os suquinhos de caixinha por uma garrafinha de chá. 

Para acompanhar o chazinho você pode cortar uns palitinhos de erva doce e um molhinho de azeite, limão e sal. Um lanche que os pequenos adoram, e você faz num piscar de olhos.

Em casa eu também preparo um molho à base de iogurte de coco para banhar os palitinhos de erva doce. Outro dia ensino você a fazer e também uma versão cozida desta suculenta planta comestível.

Além do chá suas folhas podem ser utilizadas para compor o sabor em sopas e caldos. Podem ser acrescentadas ao suco verde e vários outros sucos. 

Eu acrescento no suco de abacaxi, no de limão, isso quando não invento um pouquinho mais e misturo maracujá, maçã e uns galhinhos de erva doce. Os sucos ficam intrigantes, cheios de surpresas ao paladar.

Dê asas a sua imaginação, deixe-se guiar por sua intuição, surpreenda com um novo sabor.


Beijo doce

Anah Locoselli 

Nenhum comentário:

Postar um comentário