sexta-feira, 28 de outubro de 2016

AVENTURA NA COZINHA - PANQUEQUINHAS DE BANANA


Enquanto cozinho aproveito para descobrir um pouquinho mais de mim, observando um tanto de coisas que estavam guardadas nas gavetas da memória e nem tinha parado para botar reparo e muito menos reparar.

Revirar esses arquivos por vezes me faz derrubar lágrimas sobre as vasilhas, mas o sabor que surge depois, faz valer a pena cada gotinha.

Assim foi quando mexia a panela e nas voltas da colher fui parar no túnel do tempo. Me vi ainda criança subindo no banquinho para pegar o biscoito no alto do armário, me pendurando em suas portas acabei por ficar embaixo dele. O armário despencou sobre mim e também as broncas de minha mãe.

Assustada, amedrontada, machucada, eu pedia colo, queria ser cuidada, amada mas a dor só aumentava com a enxurrada de palavras.

Será que eu ainda precisava me sentir coitadinha e desamparada ou já podia assumir que fui um tanto ousada? Será que eu preferia me ater ao medo que paralisa ou seguir em busca do que quero? Será que eu ainda queria alimentar aquela dor? Será que tinha sentido aquela dor?

No meio de tanta pergunta um novo olhar nasceu e a pontada no peito sumiu feito fumaça. Neste instante escolhi olhar com amor aquela criança amedrontada mostrando a ela que vale a pena se arriscar, dizer sim para suas vontades, só é preciso avaliar os caminhos, quantificar os riscos e que cada queda faz brotar um novo saber, não é motivo para desistir, mas sim um estímulo para seguir em busca de uma nova rota.

Toda destemida ela veio gerir as panelas convidando a me aventurar em uma nova receita e foi assim entre erros e acertos que nasceram as panquequinhas de banana.

Na minha primeira experiência amassei algumas bananas, juntei flocos de quinoa, água, canela, óleo de coco. Misturei tudo e levei para frigideira untada já achando que tinha arrasado, porém na tentativa de virá-las tudo se desmontou, grudou e uma grande meleca se fez.

Respira e continua! O que poderia fazer diferente? Pensei em colocar mais óleo na frigideira, mas as panquequinhas ficaram com uma crosta de fritura e ainda assim se desfaziam.

Nada de desistir! Misturei um tanto de farinha de castanha do pará indo em busca de mais oleosidade, querendo garantir que não grudassem. Amorosamente acolhi as panquecas que se quebraram novamente.

Vamos lá você vai conseguir! Nesse momento resolvi acrescentar farinha de quinoa, mexi integrando os ingredientes e rezando diante do fogo esperava pela hora de virar. Dessa vez tudo certo, ficaram com uma cara linda, só bastava saber se o gosto era bom.

Provando um tantinho acabei por comer um tantão! Ficaram maravilhosas, mas como foi que eu fiz? Quanto coloquei de cada ingrediente? Foram tantos acertos que me perdi no meio das tentativas.

Envolvida em muita amorosidade e diversão repeti mais algumas vezes e aqui está a receitinha pronta para nutrir o espírito aventureiro que diz Sim para vida!!!

Panquequinhas de banana

Ingredientes
Massa
3 bananas prata
5 colheres de sopa de quinoa em flocos
2 colheres de sopa de farinha de quinoa
1 colher de sopa de óleo de coco
3 colheres de sopa de farinha de castanha do pará
2 colheres de sopa de açúcar de coco
1/2 colher de chá de canela
1 xícara de água

Cobertura
Macadâmia Bliss da Bioporã
Uva passa


Modo de Fazer
Corte a banana em rodelas e liquidifique junto com todos ingredientes . 
Unte uma frigideira antiaderente com óleo de coco e leve ao fogo por um minuto, ao fogo médio.
Abaixe o fogo e distribua porções de massa com ajuda de uma colher, sobre a frigideira, fazendo pequenos discos.
Quando a superfície estiver firme vire com a ajuda de uma espátula.
Deixe cozinhar por 3 minutos e retire do fogo.
Repita o processo até terminar a massa.
Cubra com Macadâmia Bliss e uva passa.
Descubra o quanto é bom ser saudável!







Nenhum comentário:

Postar um comentário