terça-feira, 23 de maio de 2017

FAZENDO AS PAZES COM A COZINHA - Berinjela japonesa



Olhar pra geladeira e saber o que fazer para o almoço nem sempre foi tranquilo para mim. Eu tinha um verdadeiro horror em pensar na lista de compras e por mais que eu tentasse planejar um cardápio para semana sempre acabava me estressando.

Por muitos anos optei por comer fora, do almoço ao jantar as refeições da família eram feitas na rua, porém com o tempo todos começaram a pedir por uma comidinha feita em casa e lá estava eu de novo com minhas crises.

Ficava horas a matutar em busca de como montar uma boa mesa, virava páginas e páginas de livros de receitas, me perdia em revistas de culinária enquanto o tempo passava e eu me contentava em apreciar o sabor das imagens.

Cozinhar era um desafio e tanto.

Perdida diante das coleções de receitas, com armários repletos de ingredientes, sempre arrumava alguma desculpa para fugir do fogão.

Porém quando assumi ser vegetariana não tive outro caminho senão seguir para cozinha. Meio sem saída comecei a ousar experimentando preparar alimentos guiada pela intuição.

A comida foi ficando boa, o cardápio do dia nascia diante do que se tinha em casa e eu não mais perdia horas a pensar no que fazer.

Hoje nas idas a feira me deixo ser figada por ingredientes as vezes desconhecidos. Foi assim que aconteceu com as berinjelas japonesas que encontrei na barraca da Yumi, na feira orgânica do Ibirapuera, e sem pestanejar levei para sacola.


Na tábua cortei-as no sentido do comprimento, dividindo-as em quatro pedaços. Então reguei com um pouco de azeite e massageie com as mãos, facilitando com que este penetra-se em sua superfície.

Peguei uma frigideira, coloquei os pedaços de berinjela e no fogo médio deixei que tostassem de todos os lados. Acrescentei sal, um tantinho de cominho em pó e fiquei a apreciar aquele prato que surgia sobre o fogão.

Nacos de berinjela suculentos, macios e perfumados se dispunham sobre a frigideira quando verti um bocadinho de óleo de gergelim tostado e salpiquei um punhado de salsinha picada.

Com os olhos arregalados provava a berinjela adocicada que saia de minhas mãos, o peito pulsava sorrindo enquanto minha boca pedia por mais.

Prova você também e depois me conta o que achou.

Beijo doce

Anah Locoselli


Nenhum comentário:

Postar um comentário