terça-feira, 2 de maio de 2017

AMOR DE MÃE É PRA TODA VIDA


Gosto tanto de cozinha que fico horas a me entreter com as delícias que vem além dela. 

Adoro passear na feira e me fartar no meio das cores avermelhadas dos pimentões de aromas adocicados, do perfume do toque nos maços de manjericão, do frescor dos gomos de tangerina, da diversidade de sotaques que saúdam com bom dia, da boa prosa, da alegria no olhar, do encontro passageiro, da troca de receitas.

Ali eu celebro o primeiro e o último caqui apreciando cada mordida. Sabedora de que só no próximo ano poderei voltar a degustá-los, mergulho em um ritual gustativo e enquanto desfruto do seu néctar vou agradecendo pelo fruto, pela terra, pelo bom plantador. 

Os meses vão e vêm cheios de sabores. Maio chega esparramando pinhão e seu sabor de fogueira, estalos de lareira, cantoria de São João. Gulosa e apaixonada não pude resistir e trouxe um bocadinho desses para casa junto com a canjica de milho que no sábado por ali encontrei.

Entretida diante do fogão mexia a panela com a canjica mergulhada no leite de coco feito pela manhã enquanto o pinhão chiava no fogo. A cada volta da colher sorria pra criança voraz que vertia colheradas de açúcar e pitadas de canela pra dentro da panela.

O caldo borbulhava espalhando pela casa o perfume da cozinha de infância, o calor das chamas do fogão aqueciam derretendo o frio daquela manhã. Um tanto de baunilha me levava à cozinha de ladrilho avermelhado que todo final de semana se enchia de tias e primos num verdadeiro alvoroço de risos, brincadeiras e diversas comidinhas. Eu poderia ficar ali por horas somente respirando aquelas memórias até perceber que o doce ficou pronto. 

Na xícara a canjica aguardava a hora de ser saboreada, e a cada colherada eu provava do riso arteiro da menina que se escondia embaixo da mesa a querer comer toda canjica. A panela esvaziava e eu me via enjoada, com dor de barriga, choramigando, então era acalentada pelos braços de minha mãe e ali repousava envolvida pelo seu amor curador.

Hummm! 

Sim, não há como negar, eu descobri que mães colocam em suas panelas poções mágicas que nutrem corpo e alma, deixando marcas para toda vida.

Pra você aquecer sua casa, encantar filhos e amigos vou compartilhar a receitinha da canjica que fiz aqui em casa.

Canjica

Ingredientes
250g de milho branco para canjica
1l de leite de coco (você encontra a receita aqui)
4 colheres de sopa de açúcar de coco
1 pau de canela
1 fava de baunilha

Modo de fazer
Leve uma panela ao fogo baixo com o leite de coco, o milho, o açúcar e o pau de canela.
Com o auxílio de uma fava abra a fava de baunilha no sentido do comprimento e raspe com uma colherzinha seu interior, desprendendo suas sementes sobre a panela.
Junte a fava aberta à canjica.
Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 1h, até o milho ficar macio, mexendo de vez em quando.
Se necessário adicione água à panela, para que o milho possa continuar cozinhando sem grudar no fundo da panela.
Sirva quente com canela polvilhada em sua superfície.

Aprecie cada bocadinho, espalhe um tanto de amor!

Beijo doce

Anah Locoselli

Nenhum comentário:

Postar um comentário