terça-feira, 1 de novembro de 2016

NA COZINHA, AQUI, AGORA - CHÁ DE TUDO


Quando comecei a ver a pilha de coisa boa, que tinha comigo, fiquei um tanto emplumada. Completamente apaixonada por tudo que sou, passei a não querer jogar fora nadica de nada.

Eu reconhecia minha beleza em cada parte e o tal do olhar amoroso começou a florear o que andava fora dos conformes. Não estava disposta a rejeitar mais nem um tantinho.

Toda arrepiada pensando em quanta coisa havia dispensado ao longo de quase cinquenta anos, já me preparando para correr atrás do prejuízo, lembrei daquela história de que o grande negócio é o aqui, agora. Uai, como assim aqui agora, será que eu vivia em outro tempo?

Nunca tinha entendido esse papo direito, achava coisa de filósofo viajante, mas nessa hora aquilo caiu feito uma luva.

Estava eu lá querendo catar os pedacinhos deixados pra trás quando uma cena me vem à cabeça. Eu me vi a revirar o lixo da cozinha querendo reaproveitar o que encontrasse. Nossa que meleca, meter as mãos ali era pra lá de nojento e nada apetecível pensar em dar um trato e levar ao prato.

Pois então, iria eu em busca do que já foi? Ou já podia dar uma sacudidela e seguir com o que é? Querendo optar por deixar ir e aproveitar tudo que sou, lancei mão do meu super avental e pra cozinha fui.

Pense num ser rebolando para dar jeito no seu propósito, pois este era eu lá nas bocas do fogão. Naquela manhã o abacaxi serviu a mesa e diante das cascas empilhadas sobre a pia meu olhar se apaixonou por seus desenhos angulados saboreando o cheiro adocicado que ainda desprendiam.

E agora, o que faria eu, comeria a casca do abacaxi? Não, isso já era demais pra mim, mas um bom chá poderia ser a solução. Com o coração comandando as caçarolas, chamei o Tico e o Teco, passando a aproveitar ao máximo os alimentos que preenchiam a geladeira.

Na panela cabia: Casca de cenoura, caroço de manga, talos de salsinha, folhas de salsão e por ai afora. No que se transformavam? Chás, caldos, sopas e o que mais desse na telha. Pra dizer se é bom, só experimentando!

Vale a pena provar esse chazinho para descobrir como pode ser incrível aproveitar cada bocadinho seu. Apenas um lembrete, para usar cascas em caldos, sucos e chás é melhor que sejam de alimentos orgânicos.


Chá de tudo

Ingredientes
Casca de um abacaxi
Casca de uma manga
Um caroço de manga
2 colheres de sopa de hibisco
1 pau de canela
1,5 litros de água

Modo de fazer
Coloque as cascas bem lavadinhas em uma panela.
Junte o caroço de manga, as flores secas de hibisco, o pau de canela e metade da água.
Mantenha no fogo por dez minutos após levantar fervura.
Coe e junte o restante da água.
Leve para gelar.

Sinta o prazer de apreciar tudo que você é!

Você gosta dos meus textos? Conta pra mim. Indica o blog e me ajuda a construir um mundo de amor.

Beijo doce
Anah Locoselli


Nenhum comentário:

Postar um comentário