segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

ESPECIARIAS NA COZINHA, NA VIDA - MINGAU DE QUINOA COM LEITE DE AMÊNDOAS


     Como você está hoje? Irritado, indeciso, ansioso, cansado, desestimulado, agitado,...? Para um pouquinho e tenta perceber qual é o humor que te rege agora. Não precisa ficar preocupado com o que vai encontrar, é muito melhor saber como se está do que ficar fingindo que tá tudo bem mesmo quando a casa está caindo. Então é só observar e acolher o que se apresenta.

     Fecha os olhos, respira, e só observa.

     Sabendo, tendo consciência das emoções presentes você pode dar um jeitinho de acomodar, cuidar, tentar modular, equilibrar, e assim mesmo diante de uma situação caótica você consegue manter o seu eixo, sua estrutura.

     Pode parar de achar que isso é impossível, diz Sim pra você, respira, enche o peito de coragem, amorosidade e acredita. Não se deixa ser carregado por essa maré, nem entra numas de "Oh, dia! Oh, vida!", ou de sair chutando tudo que encontra pela frente, mostra quem manda no pedaço, assume seu lugar e lembra sempre de como é bom viver!!!

     Pra te ajudar a conquistar esse lugar que é seu, daquele que sabe apreciar os sabores da vida, você pode fazer uso de especiarias que funcionam como verdadeiros remedinhos e ajudam a restabelecer o seu equilíbrio interno, trazendo um toque pra lá de especial ao seu prato, ao seu dia.

     Saiba um pouquinho mais sobre elas:

     Canela - aumenta o animo, a disposição, porém se você estiver irritado fuja dela senão o fogo vai pegar.

     Erva doce - acalma a agitação, a excitação nervosa, contudo se você tá só querendo ficar largado, sem fazer nada ela vai te botar pra hibernar e isso vai te impedir de descobrir e apreciar as sutilezas da vida.

     Cardamomo - ajuda a dissolver mágoas, tristezas, promovendo o despertar para o dia, para vida, trazendo energia e disposição, porém se você já está agitado é bom deixar ele de lado, pois excitação demais pode trazer ações reativas e todas suas consequências.

     Noz moscada - pacifica, acalma os nervos, diminui a ansiedade, mas se é a raiva e o rancor que estão dominando é melhor guardar ela pra outro dia, pois isso não tem nada haver com amor por você, pelo outro, pelo Todo.

     Gengibre - grande estimulante ajuda a digerir aquilo que ficou entalado, que não processou, que promove indecisão, que te deixa ali inerte, só esperando. Aumenta o seu poder de ação, contudo se você já é ligado no 220, é sempre bom lembrar que o caminho do meio é o que fala de equilíbrio, que desperta o olhar amoroso e tolerante.

     Cúrcuma (açafrão da terra) - diminui estados de raiva, irritabilidade, inflamação, porém se você ta se sentindo inseguro, com o pé atrás, com aquela dúvida "vou, não vou", talvez seja melhor deixar pra provar num outro dia, pois pisar com pé firme no chão é tudo de bom.

     Para te estimular a descobrir, ver se funciona, e como funciona, que tal provar de um mingau de quinoa com leite de amêndoas e as especiarias que são ideais para você hoje?

Mingau de Quinoa com Leite de Amêndoas

Ingredientes
8 amêndoas
1 xícara de água
1/2 colher de sopa de manteiga de coco
1 banana
2 colheres de sopa de farinha de quinoa
2 colheres de sopa de uva passa
Especiarias a sua escolha, de acordo com o seu dia, o seu humor

Modo de Fazer
Coloque as amêndoas e a água no liquidificador e processe, triturando bem amêndoas e obtendo uma mistura leitosa.
Leve uma panela ao fogo com a manteiga de coco e as especiarias, mexendo e integrando os sabores, por um minuto.
Junte a farinha de quinoa, o leite de amêndoas, a uva passa e a banana, mexendo e deixando engrossar o mingau, por 7 minutos, em fogo médio.
Sirva e aprecie o sabor de estar bem com você mesmo!!!

Dicas da cozinheira

- Se você não tem amêndoas pode usar leite de coco ou  leite de arroz, desaconselho o uso do leite de vaca pois este acaba por gerar muco, trazendo alguns desconfortos internos, dificultando a ação das especiarias.

- Eu uso a manteiga de coco da Bioporã, que você pode comprar através do site www.biopora.com . Porém se você não tiver a manteiga de coco, pode usar 1 colher de chá de óleo de coco no lugar de 1/2 colher de sopa de manteiga de coco.

- A farinha de quinoa foi escolhida por suas propriedades nutritivas que fornecem estrutura e te fortalecem para que você consiga transmutar qualquer sensação de desconforto, porém se você quiser pode usar aveia. Esta por sua vez diminui o poder de absorção das especiarias.

Diga Sim para você e mesmo que não tenha todos ingredientes, faça suas adaptações sempre lembrando que existe o ideal e o possível, e que o ideal é o que é possível agora!


Nenhum comentário:

Postar um comentário