terça-feira, 27 de junho de 2017

TAPIOCA É SAUDÁVEL?

Para evitar ou diminuir o consumo de glúten muitos acabam lembrando da tapioca, uma iguaria tão presente nas mesas do nordeste brasileiro, onde aparece no café da manhã ao lado de nacos de mandioca, pedaços de batata doce e banana da terra cozida.

Sua goma é feita a partir do polvilho doce, a fécula de mandioca, que é hidratada com água e depois peneirada, para então ser levada ao fogo dando forma às tapiocas. Simples, natural, e com história pra contar, bom demais não é?

Aqui em São Paulo é possível encontrar a goma para tapioca nos mercados da cidade, e ai está uma coisa que me deixa com a pulga atrás da orelha. Já cansei de pegar aqueles saquinhos e ficar esmiuçando seus rótulos em busca dos ingredientes sem muito acreditar que só contavam com um único item: fécula de mandioca.

Não consigo crer que seja possível não conter conservantes já que as gomas para tapioca vendidas nas feiras livres ou preparadas em casa, são conservadas na geladeira, enquanto as do mercado ficam nas gondolas bem longe de qualquer sistema de refrigeração, além do fato de que se não forem utilizadas em uma semana entram em processo de deterioração, enquanto as de saquinho tem um prazo de validade estendido há vários dias, meses.

Como isso é possível eu não sei, mas o que sei é que posso fazer uma escolha consciente preparando a goma em casa ou comprando-a na feira orgânica do Ibirapuera. 

Você pode estar achando que não é o mais prático, mas você pode se planejar porcionando em saquinhos e congelando a goma fresca, ai é só tirar do freezer e preparar sua tapioca, ela descongela rapidinho. Você evita perdas e mesmo não sendo tido como ideal o congelamento de alimentos, ainda assim é melhor do que não saber o que se come.

Vale a pena refletir e seguir a intuição para prover os armários de sua casa, garantindo que o saudável esteja realmente presente em suas refeições.

A feira do Ibirapuera acontece todos os sábados, das 7h às 12h, na Rua Curitiba, 292.

Nos encontramos por lá!

Beijo doce

Anah

Nenhum comentário:

Postar um comentário