quarta-feira, 28 de junho de 2017

CONQUISTE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EQUILIBRANDO O PRIMEIRO CHACRA


Todo mundo sabe que um corpo equilibrado, cheio de energia, saudável e por ai afora é fruto de uma boa alimentação, não há como negar que o que você come se transforma em você.

E o que seria uma boa alimentação?

Eu diria que alimentar-se bem é levar em conta a origem do alimento, seu potencial energético, valores nutricionais e mais alguns conceitos vindos da medicina tradicional chinesa, ayurveda, antroposofia e mais um tanto de ciências que visam auxiliar na conquista de um estado de harmonia entre o corpo, as emoções, a mente e o espírito.

Já está dando pra perceber que os alimentos tem um poder e tanto sobre seu bem estar geral, muito além do corpo sarado está o Ser sarado. Bom demais não é?

Se você já está arrancando os cabelos querendo descobrir como vai dar conta do recado, vou dizer que os saberes destas ciências vão te ajudar um tanto na conquista e manutenção do seu propósito de uma boa mesa, um corpo são, uma mente sã.

Considerar a aliança existente entre os alimentos e os chacras, centros energéticos que regem a  estabilidade física, emocional, mental e espiritual é uma das chaves para o sucesso da alimentação saudável.

Existem sete chacras localizados ao longo do corpo, cada um com especificidades próprias.

Hoje vou falar do primeiro chacra, chacra raiz ou chacra básico, também conhecido como muladarah. Localizado na base da coluna vertebral, próximo ao cóccix, vibra na cor vermelha e está associado ao elemento terra.

É o chacra responsável pela vitalidade, pelo prazer em desfrutar da vida e pelo instinto de sobrevivência que rege necessidades básicas como comer e dormir. Quando encontra-se equilibrado você se sente seguro, estável, completamente consciente de seu corpo.

Você amplifica suas percepções, e nesse estado de presença passa a sentir na própria pele como os alimentos interferem diretamente no seu bem estar. Você ganha uma força que vem de dentro para fazer e sustentar suas escolhas alimentares, sem peso, mas sim com leveza e muito prazer.

Aquela história de não posso comer isso, que tem tom de restrição e traz uma frustração e tanto, ganha ar de liberdade, e diante de um punhado de tranqueiras você tem seu olhar desviado para comidinhas naturais, não porque você não pode, mas sim porque você prefere.

Dúvidas dão lugar ao sim eu quero, sim eu consigo, e ai não tem pra ninguém, você cria sustentação para alcançar seus sonhos.

Disfunções como obesidade e anorexia encontram-se relacionadas com o mau funcionamento deste chacra. Contudo conforme você começa a fazer um movimento em busca do equilíbrio do chacra raiz, troca o vício de se empanturrar pela sensação de satisfação, assim como passa a apreciar os prazeres da vida, se dando o presente de se nutrir com consciência, nem mais, nem menos.

Para estimular o funcionamento do chacra básico, você pode incluir um tanto de raízes em sua alimentação, fortalecendo seu vínculo com a terra, os pés no chão, nutrindo a alegria de viver, o amor pela natureza e por tudo que ela oferece.

Preparações com mandioca, cenoura, inhame, beterraba, rabanete, mandioquinha, batata doce,... enchem de sabor a mesa e o seu Ser.

Participe do retiro Cozinhar, Meditar e Amar e vivencie o cozinhar e o alimentar-se com a consciência expandida, equilibrando e nutrindo o seu Ser.

Beijo doce

Anah

Nenhum comentário:

Postar um comentário