terça-feira, 22 de dezembro de 2015

SIM, EU QUERO SENTIR O SABOR DE VIVER!!! - Hamburguer de quinoa e grão de bico - parte 11



As descobertas na cozinha me levaram a descobertas internas, e assim cada alimento tinha um porquê, algo mágico acontecia e surgia um convite para a falar com as comidinhas, me aventurar e sentir.

Péra lá, como assim "sentir"??? Quando fiz essa perguntinha inocente uma avalanche de percepções começou a jorrar. Pude reconhecer que tinha medo de sentir, e de certa forma preferia cultivar o amortecer, o deixar quieto, o me resguardar, o não viver.

Nooossa, era preciso tomar fôlego pra dar conta de tudo isso, de olhar pro tal medo e ver se aquilo era tão importante, se realmente aquela era minha escolha, se Eu queria continuar alimentando esse lugar de não envolvimento, essa postura que me fazia fria, robótica.

Caretas, vontade de vomitar, lágrimas e mais lágrimas, um grito que urgia dentro do peito dizendo: "Tá na hora de acabar com tudo isso, Eu quero mais é experimentar a vida, é sentí-la em seus altos e baixos, é deixar de controlar, é me arriscar, me entregar. Eu quero sorver cada instante e apreciar, degustar, Eu quero sentir o sabor de VIVERRR!!!"

Uma entrega e tanto estava sendo feita, um pacto se estabelecia, um compromisso comigo mesma. Uma vozinha conduzia: "Respira, traz ar, infla o peito, se enche de coragem e bola prá frente." 

O pedido era pra deixar de controlar todo e qualquer sentimento. Como assim, quase esperneei, como vai ser parar de controlar, como vou saber o que vai acontecer, onde tudo isso vai dar? Eu realmente estava acostumada a ter o controle na mão.

Ops!!! O controle na mão??? Eu por acaso estava jogando vídeo game, assistindo TV? 

Nãooo, Eu quero Viver de verdade, com intensidade, em plenitude, completude, integridade. 

Joguei o controle de lado e me deixei levar, aceitei o convite e comecei a conversar com as comidinhas e comigo mesma. Fiquei maluca não, me pus a rir, apreciar, sentir. A cada dia vou descobrindo os poderes dos alimentos sobre minhas emoções, minha mente, meu corpo, minha alma. 

Dessas conversinhas na boca do fogão, na beirada da pia, surgiu um delicioso burguer de grão de bico e quinoa. A intuição guiava e Eu seguia a misturar, a experimentar, uma nova receitinha ganhava forma e contemplava com o sabor da descoberta.

Essa tal intuição é danada de boa!!! Não só os burguers ficaram muitooo gostosos, como os alimentos ali combinados tinham um quê a mais.  Estudante inveterada repassei um filminho na minha cabecinha com os saberes colhidos em diversas fontes: ayurveda, medicina tradicional chinesa, antroposofia, ciência nutricional,..., psicologia transpessoal. Esse acesso me trouxe uma compreensão além, me levando a reverenciar aquele prato que surgia em sua simplicidade, agregando vários poderes curadores, fortalecedores.

A quinoa vinha cheia de minerais, recuperando os tecidos, as células, o sentimento de renúncia, encorajava e renovava incentivando a seguir. O grão de bico contribuía com alegria, fazendo ver que a vida é mais colorida quando me abro pra sentir. Tinha um quê de purificação com o toque de limão aliado a dupla salsão e a salsinha, encorajando a deixar ir aquele medo. O gengibre chegava aumentando o fogo digestivo, queimando, incendiando o tal controle. A cenoura trazia a força da Terra dando sustentação, enraizamento, dizendo:"Tá tudo certo, fica tranquila!". A água, a tão querida água, acolhia, envolvia, me fazia compreender que era confortável fluir. Uma pitada de sal acrescentava o sabor que despertava o querer sentir mais um bocadinho. E pra fechar com chave de ouro, deixar tudo irresistível, azeite e tahine convidando a deslizar pela vida. 

O sabor é indescritível, a experiência única!!!

Se você ficou com água na boca pode experimentar viver a aventura que esta comidinha oferece!!!





Burguer de Quinoa  com Grão de Bico 

Ingredientes
1/2 xícara de quinoa 
1  xícara de grão de bico cozido
3  colheres de sopa de tahine
1 cenoura ralada
2 colheres de sopa de salsão picado
1 colher de sopa de salsinha
2 colheres de sopa de gengibre
Suco de ½ limão
2 e ½ xícaras de água
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
Sal

Modo de fazer
Cozinhe a quinoa em duas xícaras de água e reserve.
Processe o grão de bico junto com ½ xícara de água e reserve.
Coloque em um bowl a cenoura, o salsão, a salsinha, o gengibre, o azeite, a quinoa, o tahine, o suco de limão, e misture agregando todos ingredientes.
Junte o creme de grão de bico, misture e coloque o sal.
Unte uma assadeira com azeite e farinha de mandioca e modele os burguers, preenchendo pequenos aros vazados, com a massa do burguer.
Leve ao forno por 30 minutos, virando na metade do tempo.


Uma caminhada e tanto estava se apresentando, convidando a saborear encontros e adversidades, a aprender a lidar com aquilo que não estava nos planos, não fazia parte da receita. A vida começou a se apresentar como ela é, sem molde, sem garantia, contudo surpreendente. A cozinha se mostrava como o lugar ideal para deixar acontecer, um verdadeiro local de




Caminhando em busca de atender minhas lombrigas que pediam por lanchinhos, sim Eu adoro lanches, comecei a criar pratos que me permitiam atender minhas vontades. Como faria para compor aquele delicioso lanche que faziam meus dias mais felizes? Chamando a alquimista criativa  me pus a misturar, a experimentar. Eu já sabia o que não queria, assim ficava bem mais fácil, então


Nenhum comentário:

Postar um comentário