quinta-feira, 27 de outubro de 2016

FEIJÃO ENCANTADO EM LEITO DE MANDIOCA


Nada como uma cozinheira apaixonada diante da paisagem de uma feira orgânica, para atentar em comidinhas que passariam desapercebidas. Papeando com os sitiantes não pude resistir ao feijão verde espalhado pelo cesto, já pensando no que poderia vir a ser. Parte virou farofa, a Farofa dos Deuses, enquanto um outro tanto repousa na geladeira aguardando a sua vez.

Feijãozinho mágico trouxe muita inspiração, me levando para casa de minha avó, fazendo lembrar das delícias de sua cozinha.

Vinda das terras de Minas trouxe em sua bagagem sabores daquele canto: curau de milho verde, doce de abóbora, pudim de pão, tutu de feijão, feijão tropeiro,...

Só de lembrar a boca se enche d’água chamando para brincar de cozinhar.

Sentindo o cheiro de suas panelas fui direto pro fogão transformando o feijão verde em um improvável feijão tropeiro. Uai o que será que vai dar?

O feijão cozidinho aguardava no cantinho enquanto o cominho e sementinhas de mostarda perfumavam o azeite colorido com um dedinho de pimenta. Um chiado transbordante preencheu a cozinha quando o feijão caiu dentro da panela, o coração acelerou, o riso brotou.

Toda empolgada acrescentei um tantinho de farinha e um punhado de folhas de manjericão. Agora sim, eu estava embriagada, completamente AMORtecida, enternecida, mas eu queria mais.

Com o peito bombando e alegria jorrando pelas mãos peguei um bocadinho de mandioca cozida e fui amassando com ajuda de um garfo, mergulhada num mundo de sensações e lembranças, com azeite, ungi aquele creme que acendia em mim a chama da gratidão.

Vivas à vida borbulhavam no meu Ser, na música das panelas, na dança dos pratos enquanto coroava o creme de mandioca com o feijão encantado.

E assim nasceu o feijão encantado em leito de mandioca, cheio de lembranças, repleto de amor, pronto para espalhar gratidão onde quer que for.

Feijão Encantado em Leito de Mandioca

Ingredientes
Feijão Encantado
1 xícara de feijão verde cozido
1 colher de chá de sementes de mostarda dourada
½ colher de chá de cominho em pó
1 colher de sopa de pimenta biquinho picada
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de farinha de mandioca
2 colheres de sopa de folhas de manjericão picadas
2 colheres de sopa de salsinha picada
Sal

Leito de Mandioca
250g de mandioca cozida
2 colheres de sopa de azeite
Sal

Modo de fazer
Feijão Encantado
Leve uma frigideira ao fogo com o azeite, as sementes de mostarda, o cominho e a pimenta biquinho.Salteie por um minuto.
Junte o feijão cozido e o sal. Salteie por dois minutos.
Acrescente a farinha e mexa integrando os ingredientes.
Retire do fogo e coloque o manjericão e a salsinha.
Reserve

Leito de Mandioca
Processe a mandioca junto com o azeite e o sal.
Leve uma panela ao fogo com o creme de mandioca, somente para aquecer.

Montagem
No fundo de um prato distribua o creme de mandioca.
No centro coroe com o feijão encantado.
Sirva com gratidão!



2 comentários:

  1. Que delícia esse prato, fiquei com água na boca! E é uma super inspiração aqui para o Ambrosio! Muito sucesso, querida!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!!! Pode me chamar pra provar! Beijo doce e parabéns por mais um ano do Ambrósio

      Excluir