quinta-feira, 14 de julho de 2016

MINHA AVÓ COSTUREIRA, EU COZINHEIRA

Minha avó uma costureira, Eu uma cozinheira

Minha vó era mineira, pequenina, magrinha, um bocadinho brava, mas um tantão amorosa. Tinha mãos de fada, era costureira, fazia de camisola a vestido de festa, cosia as roupas das freguesas e da família.

Vovó conseguia captar os desejos de cada um, fazia um desenho no papel e então seguia pra sua máquina de costura transformando o sonho em realidade. Eu me sentia abençoada por ser sua neta, sempre tinha uma roupa nova toda cheia de detalhes, com a minha cara, do jeito que eu gostava.

Suas criações pareciam ser moldadas no corpo, caiam como uma luva, perfeitas para cada um. Tinha tanta habilidade com as mãos que além de costurar também bordava, tudo que fazia era muito especial.

Mas ela tinha um dom a mais, quando estava lá absorta em suas criações ia derramando amor em cada peça que cerzia, era algo meio mágico como se conseguisse entender o que aquela pessoa precisava e ai transportava aquilo tudo para a roupa que estava sendo feita.

Quando acontecia a prova, o resultado era um transbordar de contentamento e alegria, suas mãos uniam tecidos e sorrisos.

Ao longo da sua presença uma vez me olhou nos olhos e disse: “Você é tão diferente que às vezes acho que não é minha neta.” Eu fui transitando em emoções, meu peito doía e chorava por dentro, depois dei de ombros e fiz pouco caso com suspiro de ainda bem, e hoje vejo que na minha diferença carrego o dom de transbordar amor através das comidinhas da minha cozinha.

E este saber que passa de geração para geração eu compartilho em minhas aulas, ensinando a olhar a essência de cada um, ajudando a entender o desejo que vem de dentro e enfim transformando-o em alimento.

Ainda lembro dela ali sentada a pedalar sua máquina, do cheiro de giz, dos moldes de papel, dos panos coloridos. Seu nome era Genil, e este ano, com seus 96 anos, partiu para uma nova fase da vida.

Eu agradeço por cada vestido que revelava um pouquinho mais de mim para mim mesma, pelos saberes transmitidos que me permitem ver além, pela habilidade de verter amor através das mãos, por ser sua neta.

Eu te amo vó, e agradeço por todo seu amor!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário