terça-feira, 2 de junho de 2015

UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DO ALIMENTO


A Vivência Descobrindo Novos Sabores é uma experiência através do alimento que promove a descoberta de algo novo, diferente, sem palavras para contar.

Tão sem palavras que os participantes não conseguem falar sobre ela, apenas desfrutam e retornam toda semana para uma nova experiência.

Vou contar um pouquinho do nosso último encontro. Na semana passada a proposta era sentir como alguns alimentos e especiarias interagiam com cada um. Um convite conduzia ao silenciar, expandindo o nível de presença, possibilitando ampliar as percepções sensoriais a tal ponto que o primeiro contato foi feito com especiarias em potes lacrados. Não se podia ver, cheirar ou mesmo sentir o gosto.

Com lápis e papel na mão era necessário anotar o que viesse na cabeça, por mais louco que pudesse parecer. A medida que a escrita surgia uma empolgação se estabelecia e estimulava a aventura naquele novo mundo sensorial, as pessoas não se achavam mais "fora da casinha", e se encantavam com a oportunidade de sentir mais, de experienciar o novo.

Em um segundo momento os potes eram abertos, os sabores podiam ser explorados através dos sentidos convencionais, e novas anotações surgiam.

Finalizamos com uma roda de conversas e a troca de experiências, contando as dificuldades iniciais, as percepções e o prazer de vivenciar o alimento desta forma.

As falas sinalizavam emoções: "Isso aqui me deixa triste, com um nó na garganta.", "Quero um monte disso, fico cheio de energia, me sinto recarregando minhas forças.", "Nem pensar, quero distância, me deixa irritada.",...

Permitiam perceber como o corpo era afetado: "Meu fígado dói", "Meu coração tá bombando, o sangue tá correndo solto, tô cheia de calor, uauuu!", "Sinto o intestino mexendo, tenho vontade de soltar gases".

Traziam questões da mente: "Minha cabeça se enche de pensamentos, fico atordoada.", "Nossa! Parece que tudo fica mais claro.", "Sinto que minha mente fica mais focada.".

As carinhas de surpresa enchiam a cozinha e o olhar desconfiado do início dava lugar a um sorriso de satisfação.

Muitas descobertas foram feitas revelando os aspectos sutis dos alimentos, dando a cada um o poder de fazer escolhas conscientes, baseadas em uma vivência sua, promovendo saúde e bem estar através de sua alimentação. 

Esta vivência acontece semanalmente, e já conta com alguns participantes desde o início deste ano. O que acontece, como acontece, porque acontece, só provando pra ver. Venha!!!

Toda quinta feira, no Espaço Flor de Luz, das 14h00 às 15h30, e das 18h30 às 20h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário